A preocupação com a qualidade de vida na velhice ganha importância a partir do momento, em que que o crescimento do número de idosos e a longevidade passaram a ser compartilhadas em toda sociedades. A saúde bucal tem papel relevante neste cenário, pois estando comprometida poderá diminuir o prazer de uma vida social ativa. Neste contexto, torna-se importante a abordagem de estudos que incluam as condições bucais dos idosos, dentre estes o edentulismo, assim como sua própria percepção sobre a saúde bucal de sua boca. Este projeto tem como objetivo avaliar o impacto da perda dentaria na qualidade de vida da população idosa institucionalizada e não institucionaliza, na Coordenadoria Regional de Saúde (CORES) IV no Município de Fortaleza, bem como, verificar se o impacto da perda tem a mesma relevância para os dois grupos estudados. Trata-se de um estudo quantitativo, observacional e transversal. Os sujeitos do estudo são idosos residentes nas instituições de longa permanência (ILP) e de idosos que frequentam, através de livre demanda as Unidades de Saúde de referência das ILP’s da CORES IV totalizando uma amostra de 324 idosos. A coleta de dados será através dos instrumentos de entrevistas validados: Oral Health Impact Profile, Questionário do SB Brasil 2010 e o Mini Exame do Estado Mental. Os dados serão tabulados no Microsoft Excel e exportados para o SPSS. Após categorização as análises serão realizadas utilizando os testes de Quiquadrado de Pearson e expressos em forma de frequência absoluta e percentual. Este estudo contribuirá para obtenção de uma análise situacional da saúde bucal da população idosa da CORES IV, poderá servir de base para qualificar o planejamento de ações e um repensar sobre as práticas das equipes de saúde bucal na estratégia saúde da família.
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais da I Jornada Odontológica dos Acadêmicos da Unifametro (JOAU). Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação da Odontologia.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Comissão Científica
Camilla Bezerra Franco
Pedro Diniz Rebouças
Nayane Cavalcante Ferreira
Isaquiel Chaves Ferreira
Débora Evellin Miranda da Silva
Francisca Luana Lima de Carvalho