INTRODUÇÃO: A violência contra mulher é um problema universal que atinge todas as classes sociais e muito se faz presente em nossa sociedade, enraizada em questões históricas e culturais. Sabe-se que 50% das lesões decorrentes de agressão física envolvem as regiões de cabeça e face, o que expressa a importância do cirurgião-dentista no diagnóstico e tratamento dessas lesões. OBJETIVO: O presente estudo relata um caso clínico de uma paciente vítima de violência doméstica, com comprometimento estético do sorriso e que necessitava de resolução imediata para melhorar a autoestima. RELATO DE CASO: Após o exame clínico e radiográfico observou-se necessidade de endodontia do elemento 21, que apresentava fratura coronária parcial. Após realização do tratamento endodôntico, providenciou-se a moldagem e enceramento em modelo do referido elemento, para construção de uma guia palatina, e posterior restauração direta com resina composta. RESULTADOS: A paciente manifestou total satisfação com o resultado final, tanto pela devolução estética e função do dente em questão, quanto pela agilidade na resolução de sua queixa principal, por ser uma opção de menor tempo clínico e menor custo. CONCLUSÃO: Métodos e acessórios que agilizem o procedimento, facilitem a técnica e propiciem ganhos estéticos podem e devem ser incentivados, principalmente nos casos de pacientes que sofreram violência doméstica e que necessitam de recuperação de sua saúde mental e física. É importante também que o cirurgião-dentista conheça as relações entre violência e saúde bucal, para que possa estudar estratégias não só para reabilitação da paciente, mas para a prevenção e notificação de novos episódios de agressão.
DESCRITORES: Resinas compostas. Elastômeros de silicone. Violência doméstica.
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais da I Jornada Odontológica dos Acadêmicos da Unifametro (JOAU). Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação da Odontologia.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Comissão Científica
Camilla Bezerra Franco
Pedro Diniz Rebouças
Nayane Cavalcante Ferreira
Isaquiel Chaves Ferreira
Débora Evellin Miranda da Silva
Francisca Luana Lima de Carvalho