Devido a necessidade de alta especificidade durante os procedimentos odontológicos, exames radiográficos que possuem radiação ionizante como principal fonte de exposição, necessitam de dose mínima necessária para que se obtenha uma imagem de qualidade. Observando a redução da incidência dos raios X, os colimadores retangulares (CR) vêm tornando-se uma alternativa aos colimadores circulares para minimizar a área irradiada do paciente. O objetivo nesse estudo foi evidenciar a redução da área de tecido irradiado devido ao uso de CR. Foi realizado uma revisão de literatura de artigos e teses publicados nos últimos 10 anos nas bases de dados “PubMed” e “Scielo”, utilizando os descritores “radiation protection”, “dental radiography” e “containment of Biohazars”. Foram encontrados 855 artigos, sendo selecionados de acordo com os critérios de inclusão pesquisas em língua inglesa ou portuguesa, nos últimos 10 anos, relacionadas sobre o uso de CR e como critérios de exclusão, artigos que analisavam temas tangentes e estudos em animais, restando 45 artigos. Após a leitura de títulos e resumos foram selecionados 5 artigos. A revisão de literatura realizada evidenciou que o uso do CR possui menor índice de incidência de radiação, diminuindo a exposição de áreas periféricas como a tireoide e cristalino, de forma que absorvam menor dose de radiação devido ao tamanho do seu diâmetro, quando comparado com o colimador cilíndrico. Com base nos estudos, conclui-se que o CR é mais recomendado no que se refere à redução da área exposta à radiação ionizante. Apesar disso, os estudos apontam que tal colimador é utilizado com maior frequência internacionalmente, porém ainda não é utilizado no Brasil. DESCRITORES: Radiation protection, Dental radiography, Containment of Biohazars.
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais da I Jornada Odontológica dos Acadêmicos da Unifametro (JOAU). Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação da Odontologia.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Comissão Científica
Camilla Bezerra Franco
Pedro Diniz Rebouças
Nayane Cavalcante Ferreira
Isaquiel Chaves Ferreira
Débora Evellin Miranda da Silva
Francisca Luana Lima de Carvalho