Várias doenças sistêmicas se manifestam na boca a Diabetes é uma delas, que tem como característica principal o excesso de glicose no sangue e, é um fator que facilita o surgimento de alterações orais, quando não controlada pode ocasionar complicações sistêmicas crônicas1.Realizar uma revisão de literatura apresentando as manifestações bucais com maior prevalência em pacientes com Diabetes Mellitus.Foi realizada utilizando as bases de dados PubMed, SciELO. Os descritores utilizados foram “Diabetes Mellitus”, ”Doenças da boca”, “manifestação oral”, publicados nos últimos 10 anos e que apresentassem a associação do Diabetes Mellitus com manifestações bucais.35 artigos encontrados, 5 deles estavam de acordo com os critérios de inclusão. De acordo com artigos selecionados as manifestações que mais acometem pacientes diabéticos são: doença periodontal, xerostomia, candidíase, cárie.Complicações orais são observadas em ambos os tipos de DM1,2. Indivíduo com diabetes não controlada apresenta um risco mais elevado de infecção, que irá pôr em perigo a saúde da cavidade oral. A manifestação oral prevalente em diabéticos é a doença periodontal, considerada a sexta complicação do DM3,4. Outras alterações bucais, como candidíase eritematosa, xerostomia, halitose, disfunção salivar, língua fissurada, patologia periapical têm sido relatadas nesses pacientes1,2,5. O Diabetes Mellitus leva muitas complicações quando o controle glicêmico e irregular, as manifestações orais são alguns dos sinais que apresentam esse descontrole sendo a doença periodontal a principal manifestação. É importante que Cirurgiões Dentistas e Médicos sejam capazes de identificar alerta e trata-las. DESCRITORES: Diabetes Mellitus, Doenças da boca, Manifestação oral.
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais da I Jornada Odontológica dos Acadêmicos da Unifametro (JOAU). Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação da Odontologia.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Comissão Científica
Camilla Bezerra Franco
Pedro Diniz Rebouças
Nayane Cavalcante Ferreira
Isaquiel Chaves Ferreira
Débora Evellin Miranda da Silva
Francisca Luana Lima de Carvalho