Doenças Periodontais referem-se às alterações inflamatórias que acometem o periodonto de proteção (gengiva) e inserção (cemento radicular, ligamento periodontal, osso alveolar) podendo causar perda progressiva da inserção conjuntiva e osso alveolar. As terapias utilizadas para tais patologias são variadas, onde a maioria pode ser tratada com ações preventivas e/ou que promovam correta relação com a higiene bucal. O objetivo do trabalho é apresentar uma revisão de literatura sobre utilização de antimicrobianos no tratamento das doenças periodontais. Foi realizada uma busca de artigos completos na língua inglesa,nas bases de dados Pubmed utilizando os descritores: “Periodontal Diseases’’, “Dentistry’’, ''Pharmacology’’, “Antibiotics” publicados nos últimos 5 anos. Foram excluídos os artigos sobre estudos experimentais em animais, que não apresentaram clareza na metodologia ou não se adequavam à temática pesquisada. A pesquisa resultou na seleção de 10 artigos onde destaca-se a importância da administração de antimicrobianos de uso sistêmico e local como: tetraciclina, doxiciclina, minociclina, moxiciclina, além de amoxilina associado ao metronidazol. A terapia periodontal associada aos antimicrobianos é mais efetiva e indicada em pacientes com periodontite agressiva e não responsivos adequadamente à terapia mecânica, corroborando para a eliminação de periodontopatógenos. Os estudos reforçam que regimes farmacológicos com antimicrobianos associados terapia mecânica se constituem uma terapia adjuvante para tratamento das doenças periodontais.
DESCRITORES: Dentistry. Pharmacology. Antibiotics. Periodontal Diseases.
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais da I Jornada Odontológica dos Acadêmicos da Unifametro (JOAU). Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação da Odontologia.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Comissão Científica
Camilla Bezerra Franco
Pedro Diniz Rebouças
Nayane Cavalcante Ferreira
Isaquiel Chaves Ferreira
Débora Evellin Miranda da Silva
Francisca Luana Lima de Carvalho