Introdução: A crescente exigência estética na odontologia, aumentada em reabilitações de dentes anteriores, o cirurgião-dentista tem a missão de aliar a excelência estética, funcional e biológica. Para recuperação da naturalidade e configuração do tecido gengival, utilizamos a técnica de pressão gradual, que com o auxílio do dente provisório realiza-se o condicionamento gengival. Objetivo: Demonstrar por meio de um caso clínico o uso da técnica de condicionamento gengival por pressão gradual em uma reabilitação com implante em região estética. Relato de caso: Paciente V.B.S, sexo feminino, 27 anos, apresentou agenesia do dente 12 e tratamento ortodôntico prévio a fim de obter simetria dos espaços. Optou-se pela reabilitação com implante dentário, porém foi observado que na área de agenesia a arquitetura gengival não estava harmônica. Para devolver a conformidade ideal e preservar a saúde periodontal, foi utilizada a técnica da pressão gradual. A seleção do munhão universal para sustentação do provisório e a captura da faceta do dente de estoque permitiram modelagem do arco gengival do dente 12. Resultados: Perfil de emergência gengival harmônico e zênites prontos para realização da moldagem e posterior confecção da prótese definitiva. Considerações Finais: Concluiu-se que o condicionamento gengival é um procedimento simplificado, não invasivo e controlável. O arco côncavo gengival e a reconstrução das papilas interdentais resultam em excelentes resultados estético, funcional e biológico melhorando o prognóstico da reabilitação com a prótese definitiva. Descritores: Condicionamento do tecido. Tecido gengival. Estética dentária.
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais da I Jornada Odontológica dos Acadêmicos da Unifametro (JOAU). Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação da Odontologia.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Comissão Científica
Camilla Bezerra Franco
Pedro Diniz Rebouças
Nayane Cavalcante Ferreira
Isaquiel Chaves Ferreira
Débora Evellin Miranda da Silva
Francisca Luana Lima de Carvalho