Introdução: A violência doméstica afeta mulheres de diferentes faixas etárias, etnias, religiões e classes sociais. Trata-se de problema Mundial, com vários agravantes, incluindo questões culturais e históricas. Com a criação da Lei n.º 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, o assunto iniciou um debate mais amplo e com proposta de proteger as vítimas e punir os agressores. Com isso, espera-se coibir ou prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher em suas mais variadas formas, dentre elas: agressão física, psicológica, moral, sexual e patrimonial. Objetivo: Este trabalho tem como objetivo mostrar a implantação do atendimento odontológico na Faculdade de Odontologia do Centro Universitário Unifametro as mulheres vítimas de violência doméstica através de convênio firmado com o Tribunal de Justiça do Ceará. Materiais e Métodos: Foi realizada pesquisa de artigos nas bibliotecas virtuais PubMed e Scielo, utilizando as palavras-chave: “violência doméstica”, “odontologia legal” e “agressão”. Além destes, material de apoio utilizado no treinamento das equipes de atendimento, que foi fornecido pelo Tribunal de Justiça. Resultados: A busca incluiu artigos publicados no período de 2007 a 2019, e resultou, em 487 artigos. Depois de aplicados os critérios de exclusão e a leitura dos títulos e resumos, foram selecionados 5 artigos. Considerações Finais: A iniciativa desse trabalho, pioneiro no Estado, vai além do âmbito profissional da reabilitação oral. O serviço prestado, gratuitamente, está dentro dos padrões de qualidade e satisfação, uma vez que contempla todas as especialidades de atendimentos dentro da Unidade, sendo estas: Dentística, Endodontia, Periodontia, Prótese e Cirurgia.
Descritores: Violência doméstica. Odontologia legal. Agressão.
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais da I Jornada Odontológica dos Acadêmicos da Unifametro (JOAU). Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação da Odontologia.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Comissão Científica
Camilla Bezerra Franco
Pedro Diniz Rebouças
Nayane Cavalcante Ferreira
Isaquiel Chaves Ferreira
Débora Evellin Miranda da Silva
Francisca Luana Lima de Carvalho