Desastres naturais são provocados por desequilíbrios e fenômenos da natureza, por fatores externos, independentes da ação do homem. Não havendo sobreviventes, a identificação humana pode se fazer necessária por meio da odontologia legal. O presente estudo tem como objetivo revisar a literatura acerca do papel da odontologia para identificar vítimas em casos de desastres por forças naturais. Realizou-se um levantamento nas bases de dados SCIELO e PubMed utilizando os seguintes descritores: desastres naturais, odontologia legal, identificação humana e desastres em massa nos idiomas inglês e português. Os artigos selecionados compreenderam o período de 2008 a 2018 e relatavam a relevância e a função desse método odontológico, tendo sido selecionados 20 artigos após leitura de título, resumo e texto completo. A Odontologia Legal apresenta um papel importante na identificação de vítimas em desastres com numerosas fatalidades. Devido a esse grande número de vítimas e seus corpos apresentarem integridade comprometida, o método odontológico torna se frequente para realização no reconhecimento desses corpos. Portanto o papel da Odontologia no processo de identificação de vítimas de desastres naturais é realizar esse reconhecimento através dos elementos dentários e bases ósseas, já que esses possuem características que possibilitam o processo de identificação do indivíduo, sendo, em algumas situações, o único material passível de análise.
DESCRITORES: Odontologia Legal. Identificação humana. Desastres.
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais da I Jornada Odontológica dos Acadêmicos da Unifametro (JOAU). Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação da Odontologia.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Comissão Científica
Camilla Bezerra Franco
Pedro Diniz Rebouças
Nayane Cavalcante Ferreira
Isaquiel Chaves Ferreira
Débora Evellin Miranda da Silva
Francisca Luana Lima de Carvalho