Introdução: Os traumas faciais possuem destaque nos atendimentos emergenciais dos hospitais de referência. Dentre esses traumas temos as fraturas de maxila que são um dos tipos mais graves e estão entre as mais prevalentes. Essas fraturas podem resultar, quando não tratadas adequadamente, em um comprometimento estético e funcional. Objetivo: O enfoque deste trabalho é apresentar um relato de caso cirúrgico de um paciente com maxila atrófica, que sofreu acidente motociclístico resultando em fratura cominutiva de maxila e complexo zigomático esquerdo. Relato de caso: Paciente do sexo masculino, apresentava clinicamente mobilidade em maxila à manipulação, perda discreta de projeção anteroposterior esquerda em terço médio da face, degrau infraorbitário e em pilar zigomático-maxilar esquerdo. Foi utilizado no tratamento o sistema de placas e parafusos 1.5mm para promover uma estabilidade primária satisfatória visando uma boa consolidação óssea, uma vez que placas do sistema 2.0mm, indicadas nesta região, não puderam ser instaladas devido à falta de suporte ósseo. Considerações finais: O tratamento nesses casos visa a fixação e estabilização dos fragmentos instáveis, restabelecendo oclusão, dimensão vertical, projeção facial e função. Houve uma consolidação satisfatória da região abordada cirurgicamente, comprovada com ausência tanto de mobilidade do osso da maxila quanto de sinais de infecção. Com isto, em casos onde não seja possível a fixação de regiões cominuidas por meio de sistema 2.0mm, pode-se aplicar mini placas de 1.5mm, visto que oferecem uma fixação funcionalmente estável em grande parte dos casos. Descritores: Fraturas maxilares, Consolidação da Fratura, Maxila desdentada.
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais da I Jornada Odontológica dos Acadêmicos da Unifametro (JOAU). Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação da Odontologia.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Comissão Científica
Camilla Bezerra Franco
Pedro Diniz Rebouças
Nayane Cavalcante Ferreira
Isaquiel Chaves Ferreira
Débora Evellin Miranda da Silva
Francisca Luana Lima de Carvalho