Introdução: Pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) apresentam condições sistêmicas críticas e podem estar imunossuprimidos devido a doenças ou efeitos colaterais de drogas. Além disso, as infecções são complicações frequentes em pacientes hospitalizados. Mais ainda, muitas infecções podem ser relacionadas à contaminação da boca. Estratégias para diminuir essa contaminação estão relacionadas com a presença do cirurgião-dentista na UTI com objetivo de reduzir o biofilme, melhorar a higiene bucal, implantar técnicas de higiene oral e uso de bochechos. Objetivos: O presente trabalho tem por objetivo ressaltar a importância da atuação do cirurgião-dentista na UTI, discutir os principais problemas bucais apresentados por pacientes hospitalizados e as consequências que acarretam no estado de saúde geral do paciente. Metodologia: Foram selecionados 14 artigos publicados nas bases de dados Scielo e Bireme. Entre os anos de 2009 a 2018. Considerações Finais: Os problemas orais apresentados por pacientes em UTI podem ter vários fatores causais, desde acidentes, traumas, doenças infecciosas fazendo com que alguns pacientes fiquem longo tempo sem consulta odontológica. Desse modo, o acompanhamento desse grupo de pacientes por cirurgiões-dentistas podem ter seu risco de infecção diminuído e consequentemente o tempo de internação.
Palavras-chaves: odontologia hospitalar, consequências, importância
Silva AP¹ , Caruso P², Jaguar GC³, Carvalho PA4, Alves FB5,
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais da I Jornada Odontológica dos Acadêmicos da Unifametro (JOAU). Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação da Odontologia.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Comissão Científica
Camilla Bezerra Franco
Pedro Diniz Rebouças
Nayane Cavalcante Ferreira
Isaquiel Chaves Ferreira
Débora Evellin Miranda da Silva
Francisca Luana Lima de Carvalho