Introdução: A osteotomia sagital do ramo mandibular (OSRM) compreende uma parte integrante da cirurgia ortognática. Esta é uma modalidade de tratamento bem estabelecida para a correção de deformidades dentofaciais do prognatismo e retrognatismo mandibular. No entanto, várias complicações podem ocorrer após a OSRM, dentre elas o comprometimento neurossensorial é relatado com maior frequência. Existem várias terapias que aceleram a recuperação das lesões nervosas, reduzindo o tempo de recuperação da sensibilidade. Objetivo: Apresentar uma revisão da literatura acerca dos resultados obtidos em pacientes tratados com o uso do laser de baixa intensidade na recuperação de tecidos neurossensoriais. Metodologia: Foi realizada uma revisão de artigos utilizando os motores de busca SciELO e Pubmed, utilizando os descritores indexados: Osteotomia mandibular, Terapia a laser e Tratamento, entre os anos de 1996 a 2017. Resultados: O uso de lasers de baixa intensidade tem sido mencionado na literatura devido às suas características especiais, que proporcionam importantes efeitos terapêuticos no reparo neural, aumento do metabolismo dos neurônios, melhorando a capacidade de produzir mielina, diminuindo a dor pós-operatória entre outras funções. Conclusão: A literatura científica mostrou-se favorável a aplicação de laserterapia, demonstrando sua eficácia na aceleração da recuperação das fibras nervosas, proporcionando mais conforto ao paciente.
Descritores: Osteotomia mandibular. Terapia a laser. Tratamento.
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais da I Jornada Odontológica dos Acadêmicos da Unifametro (JOAU). Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação da Odontologia.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Comissão Científica
Camilla Bezerra Franco
Pedro Diniz Rebouças
Nayane Cavalcante Ferreira
Isaquiel Chaves Ferreira
Débora Evellin Miranda da Silva
Francisca Luana Lima de Carvalho