O carcinoma adenoide cístico (CAC) é uma neoplasia maligna de glândulas salivares que acomete principalmente as glândulas parótidas. Apresenta-se clinicamente como um aumento de volume ou nódulo de consistência endurecida, recoberto por mucosa íntegra. Diante do exposto, pretende-se relatar um caso clínico de CAC em rara localização, abordando os aspectos clínicos e histopatológicos. Paciente do sexo feminino, 35 anos, fumante, foi encaminhada ao serviço de Estomatologia queixando-se de lesão na mucosa jugal esquerda e relatando progressão da mesma. Ao exame clínico intraoral, evidenciou-se uma lesão nodular, submucosa, séssil, de coloração semelhante à mucosa, de superfície lisa, consistência firme, localizada na mucosa jugal esquerda, com tempo de evolução de 02 anos e sem tratamento prévio. Associando os dados coletados na anamnese com as características clínicas da lesão, hamartoma lipofibromatoso foi a hipótese inicial. Foram solicitados exames hematológicos para a realização da biópsia incisional, os quais não apresentaram alterações. O exame histopatológico evidenciou a presença de uma neoplasia maligna de epitélio glandular organizada em ilhas compostas por células de aspecto mioepitelial e ductal, dispostas em padrão ora cribiforme ora tubular com invasões muscular, vascular e neural, sendo conclusivo como CAC. A paciente foi encaminhada para o serviço de Oncologia. Diante do caso relatado, torna-se notória a importância da análise histopatológica para o diagnóstico preciso do CAC, levando-se em consideração a possibilidade de acometimento de regiões incomuns e tendo em vista o prognóstico reservado da lesão.
DESCRITORES: Diagnóstico, glândulas salivares, neoplasias.
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais da I Jornada Odontológica dos Acadêmicos da Unifametro (JOAU). Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação da Odontologia.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Comissão Científica
Camilla Bezerra Franco
Pedro Diniz Rebouças
Nayane Cavalcante Ferreira
Isaquiel Chaves Ferreira
Débora Evellin Miranda da Silva
Francisca Luana Lima de Carvalho