O carcinoma de células escamosas oral (CEC) é uma neoplasia maligna que afeta lábios, estruturas da boca e a região sublingual. Seu crescimento e progressão estão associados à expressão do fator de crescimento do endotélio vascular (VEGF), uma proteína que promove o surgimento de novos vasos sanguíneos no microambiente tumoral. O objetivo do presente estudo foi revisar a literatura sobre a relevância da inibição do VEGF como adjuvante no tratamento do CEC. Para tal, foi realizada uma busca na base de dados PubMed, utilizando os descritores, separados e em combinação: “Vascular Endothelial Growth Factor Receptor-1”, “Oral squamous cell carcinoma” e “Therapy”. Foram obtidos 20 artigos, dos quais, após criteriosa leitura dos temas e resumos, foram selecionados 8, sendo excluídos os que não apresentavam relevância para o tema, assim como revisões de literatura e relatos de caso. Diversas pesquisas realizadas a fim de aumentar a longevidade dos pacientes acometidos pelo CEC apontam o VEGF como uma das principais moléculas envolvidas na angiogênese tumoral, uma vez que essa proteína auxilia os tumores a formarem novos vasos sanguíneos. Uma importante via reguladora da angiogênese é caracterizada pela ligação do VEGF ao seu receptor VEGFR-2, ativando a sinalização de PI3-K, que estimula a expressão da proteína antiapoptótica Bcl-2, elevando a expressão de citocinas pró-angiogênicas CXCL-8 e CXCL-1, o que resulta na proliferação de células endoteliais. Portanto tais observações servem de base para a hipótese de que o uso de substâncias capazes de suprimir a atuação do VEGF são pertinentes na terapia antiangiogênica, já que possivelmente apresentam atividades antitumorais.
Descritores: Vascular Endothelial Growth Factor Receptor-1. Oral squamous cell carcinoma. Therapy.
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais da I Jornada Odontológica dos Acadêmicos da Unifametro (JOAU). Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação da Odontologia.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Comissão Científica
Camilla Bezerra Franco
Pedro Diniz Rebouças
Nayane Cavalcante Ferreira
Isaquiel Chaves Ferreira
Débora Evellin Miranda da Silva
Francisca Luana Lima de Carvalho