Exodontia de terceiros molares é um procedimento muito realizado nos consultórios odontológicos, e por sua vez quando apresenta-se impactado é considerado fator agravente para fraturas mandibulares, sua impacção aumenta de 2-4 vezes as chances de fraturas em ângulo ou côndilo mandibular.Grau de impacção, lesões ósseas , idade são fatores determinantes destas fraturas. Os padrões de fratura mandibular dependem de múltiplos fatores, como o sentido e o nivel de força direcionado ao elemento ósseo, densidade e massa óssea, além da presença de estruturas anatômicas que geram fragilidade à algumas àreas. O objetivo do trabalho é apresentar uma revisão da literatura enfatizando histórico, mecanismo de ação, meios de diagnosticos, sinais e sintomas , tipos de tratamento , suas complicações e suas efetividades. A metodologia da pesquisa foi feita a partir de um levatamento bibliográfico onde foram utilizadas as bases de dados Scielo,Lilacs e Medline classificados pela CAPES em A1,A2 e B1, onde foram incluidos na pesquisa estudos de 2009 a 2019 com caracteristicas que se enquadravam nos objetivos do presente estudo, utilizando os seguintes descritores consultados no DeCS: "Molar Third", "Risk Factores" e "Fractures Bone" em conjunto. Por razões éticas, nenhum estudo em individuos permitira o esclarecimento total dessa interferência , uma vez que seria impossível submeter grupos experimentais e de controle a lesões prováveis de fraturar a mandíbula a fim de avaliar a resistência desse osso e o efeito da presença de terceiros molares em fraturas, contudo, analise de estudos retrospectivos garantem de fato uma possível relação.
DESCRITORES: Molar Third, Risk Factors e Fractures Bone.
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais da I Jornada Odontológica dos Acadêmicos da Unifametro (JOAU). Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação da Odontologia.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Comissão Científica
Camilla Bezerra Franco
Pedro Diniz Rebouças
Nayane Cavalcante Ferreira
Isaquiel Chaves Ferreira
Débora Evellin Miranda da Silva
Francisca Luana Lima de Carvalho