O traumatismo dento-alveolar (TA) é o resultado de fraturas, deslocamentos ou perdas dentais, que pode ser decorrente de quedas ou de atos violentos, por exemplo. Logo, o objetivo do presente estudo é realizar uma revisão de literatura sobre o traumatismo dental associado aos maus tratos infantis. Para isso, foi realizada uma pesquisa na base de dados Science Direct, entre os anos 2014 e 2019, utilizando-se, separados e combinados, os descritores “Dental Traumatic Injuries”, “Abuse”, “Violence” e “Children”. Com isso foram encontrados 240 artigos relacionados com traumas dento-alveolares, os quais foram reduzidos a 78, ao se filtrar a busca de acordo com os critérios de inclusão (artigos de pesquisa e relatos de casos, publicados nos idiomas inglês e português no período supracitado). Após a leitura dos títulos dessas publicações, percebeu-se que apenas seis artigos abordavam simultaneamente TA com os termos abuso, violência e criança. Constatou-se que o trauma orofacial é um tema muito discutido e analisado na comunidade científica. A violência contra os infantes é algo presente na sociedade e parcela significativa dessas lesões ocorre na região orofacial desses menores, ocasionando TA, tanto na dentição decídua, como na permanente. Todavia, mesmo com a notória relevância de um estudo aprofundado desses casos, percebe-se que ainda há uma grande dificuldade do odontopediatra em identificar as lesões oriundas desses maus tratos. Assim, observa-se há poucos resumos veiculados sobre TA em crianças, os quais abordaram maus tratos, abusos ou agressões. Talvez essa ainda seja uma temática pouco pesquisada na sociedade científica, remetendo à necessidade de se fomentar estratégias para identificar a real causa dessa inadimplência específica dos estudos que investigam TA.
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais da I Jornada Odontológica dos Acadêmicos da Unifametro (JOAU). Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação da Odontologia.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Comissão Científica
Camilla Bezerra Franco
Pedro Diniz Rebouças
Nayane Cavalcante Ferreira
Isaquiel Chaves Ferreira
Débora Evellin Miranda da Silva
Francisca Luana Lima de Carvalho