A prescrição e a administração pré-operatória de drogas de ação analgésica e anti-inflamátoria geralmente é realizada em cirurgias bucais, visto que a dor pós-operatória é um sintoma bastante comum e previsível, além de apresentar também sinais, como o edema e o trismo. Esses medicamentos atuam com a finalidade de minimizar o desconforto e prevenir ou diminuir a dor depois do procedimento cirúrgico. Sendo assim, objetivou-se realizar uma revisão da literatura para avaliar a eficácia da analgesia preemptiva no que concerne à dor pós-operatória na cirurgia de terceiros molares mandibulares. Foi realizada uma busca nas bases de dados PubMed, LILACS e SciELO, associando os termos ‘’preemptive analgesia’’ e ‘’third molar’’, em combinação. Foram encontrados 33 artigos nas línguas portuguesa e inglesa, publicados nos últimos 10 anos. Do total de artigos, após leitura crítica de títulos e resumos, foram selecionados 8 artigos, sendo todos ensaios clínicos. O controle da dor é fundamental para uma melhor recuperação do paciente, pois a dor pós-operatória pode estimular o desenvolvimento de alterações fisiológicas no sistema nervoso central, consequentemente a evolução do quadro clínico. A analgesia preemptiva é uma modalidade de tratamento antinociceptivo, pois é administrado analgésicos antes da ocorrência de estímulos dolorosos, reduzindo a dor e diminuindo a dose analgésica requerida no pós-operatório. Diante disso, é essencial avaliar a efetividade e o benefício de determinados fármacos para esse tratamento. Porém, a literatura carece de um protocolo definitivo, requerendo mais estudos clínicos, visando à maiores evidências científicas. DESCRITORES: Terceiro Molar, Analgesia, Cirurgia.
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais da I Jornada Odontológica dos Acadêmicos da Unifametro (JOAU). Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação da Odontologia.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Comissão Científica
Camilla Bezerra Franco
Pedro Diniz Rebouças
Nayane Cavalcante Ferreira
Isaquiel Chaves Ferreira
Débora Evellin Miranda da Silva
Francisca Luana Lima de Carvalho