INTRODUÇÃO: A prótese dentária visa substituir um ou mais dentes e/ou tecido de proteção e sustentação, reabilitando o equilíbrio neuromuscular do sistema estomatognático, possibilitando o desempenho de suas funções, promovendo o bem-estar físico, mental e social do paciente. OBJETIVO: Tendo em vista que a mucosa oral está exposta ao desenvolvimento de diversas patologias, e muitas dessas podem estar relacionadas ao uso de próteses removíveis, o propósito deste estudo foi, com uma revisão de literatura, verificar esta relação entre próteses dentárias mal adaptadas e lesões em cavidade oral. METODOLOGIA: Foram pesquisados artigos em língua portuguesa e inglesa, no banco de dados Pubmed e Scielo, utilizando os seguintes descritores: “Prótese dentária”; “Manifestações bucais” e “Lesões dos tecidos moles” e seus correspondentes em inglês, publicados entre 2005 e 2019, com ênfase em artigos originais. RESULTADOS: Foram constatados 20 artigos, e incluídos no trabalho 10 estudos. As próteses dentárias removíveis são de grande importância na reabilitação oral dos pacientes quando confeccionadas e ajustadas corretamente. Quando mal confeccionadas, desadaptadas e/ou não higienizadas, além de elementos reabilitadores e de manutenção da saúde bucal, podem agir como agentes irritantes à cavidade bucal. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O cirurgião-dentista deve preocupar-se com diversos fatores para uma correta confecção, tendo em conjunto orientações ao paciente sobre uso e manutenção, evitando constantes agressões em mucosa. Faz-se necessário e indispensável consultas de acompanhamento para verificar a saúde bucal após a instalação das próteses.
DESCRITORES: Prótese dentária. Manifestações bucais. Lesões dos tecidos moles.
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais da I Jornada Odontológica dos Acadêmicos da Unifametro (JOAU). Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação da Odontologia.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Comissão Científica
Camilla Bezerra Franco
Pedro Diniz Rebouças
Nayane Cavalcante Ferreira
Isaquiel Chaves Ferreira
Débora Evellin Miranda da Silva
Francisca Luana Lima de Carvalho