O carcinoma espinocelular é a forma mais prevalente do câncer de boca, abrangendo em torno de 90% dos casos. O tratamento proposto requer uma combinação de terapias como cirurgia, radioterapia e quimioterapia, causando efeitos colaterais sistêmicos e em cavidade oral. Novos estudos mostram a Cannabis sativa como alternativa para melhoria de sintomas de efeitos adversos do tratamento e da dor. Esta revisão tem como objetivo abordar o possível uso da Cannabis sativa como forma de tratamento, na maioria das vezes em pacientes em cuidados paliativos, para tratamento do câncer oral. Para este estudo, realizou-se um levantamento na base de dados Pubmed, com descritores na língua inglesa “CANNABIS SATIVA”, “CANCER” e “CANCER ORAL”. Os artigos selecionados compreendem período de 5 anos e relatam uso da Cannabis sativa em pacientes oncológicos e sobre o Câncer Oral, foram selecionados 8 artigos após leitura dos títulos, resumos e textos completos dos mesmos. O câncer oral está localizado entres os 10 tipos de câncer com maior incidência, e o tratamento causa vários efeitos adversos, A Cannabis sativa medicinal pode ser considerada como promissora nesse aspecto, eficaz para proporcionar alívio em vários sintomas, incluindo dor, perda de apetite, náusea, vômito e ansiedade. Em síntese, mais estudos são necessários para a comprovação e simplificação do uso as Cannabis sativa como terapia auxiliar para pacientes em cuidados paliativos ou não. DESCRITORES: CANNABIS SATIVA, CANCER, CANCER ORAL.
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais da I Jornada Odontológica dos Acadêmicos da Unifametro (JOAU). Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação da Odontologia.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Comissão Científica
Camilla Bezerra Franco
Pedro Diniz Rebouças
Nayane Cavalcante Ferreira
Isaquiel Chaves Ferreira
Débora Evellin Miranda da Silva
Francisca Luana Lima de Carvalho