A anquilose da articulação temporomandibular é uma condição na qual o côndilo mandibular encontra-se fusionado à fossa articular por tecido ósseo ou fibroso, causando debilidade funcional relacionada à fala, mastigação e higiene oral, com consequências no convívio social. Múltiplos fatores etiológicos podem resultar em anquilose da articulação temporomandibular como trauma, infecções, artrites, cirurgia prévia da ATM, deformidades congênitas, fatores idiopáticos e causas iatrogênicas. O presente trabalho tem como objetivo relatar o caso de um paciente do sexo masculino, 20 anos de idade, vítima de lesão por projétil de arma de fogo em região de terço médio de face à esquerda no ano 2007, onde foi submetido à limpeza e debridamento cirúrgico; evisceração de globo ocular esquerdo e osteossíntese de fratura do complexo zigomático-maxilar esquerdo. O mesmo evoluiu com trismo severo e compareceu ao serviço de Cirurgia Buco-maxilo-facial com queixas funcionais referentes à fala e mastigação. O exame imaginológico (TC Multislice) detectou anormalidade das estruturas ósseas articulares da ATM esquerda, evidenciando uma ponte de tecido fibro-ósseo, ligando o côndilo mandibular à fossa articular, compatível com anquilose da ATM. Com base nos exames clínico e imaginológico, foi realizado em ambiente hospitalar e sob anestesia geral; artroplastia em gap da ATM para remoção do bloco anquilótico e interposição com retalho do músculo temporal via acesso para ritidectomia, além da coronoidectomia contralateral via acesso intra-oral para melhora da abertura bucal. Intercorrências transoperatórias não foram observadas. O paciente encontra-se no 7º mês de pós-operatório, apresenta melhora considerável da abertura bucal , discreta cicatriz e não apresenta sinais de recidiva da anquilose.
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais da I Jornada Odontológica dos Acadêmicos da Unifametro (JOAU). Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação da Odontologia.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Comissão Científica
Camilla Bezerra Franco
Pedro Diniz Rebouças
Nayane Cavalcante Ferreira
Isaquiel Chaves Ferreira
Débora Evellin Miranda da Silva
Francisca Luana Lima de Carvalho