A Atenção Primária à Saúde (APS) é a porta de entrada do usuário ao serviço público de saúde, tendo como principal objetivo atuar de forma regionalizada, contínua e sistematizada para suprir as maiores necessidades da população. Com a inclusão do Cirurgião Dentista na Equipe de Saúde da Família (ESF) em 2000, a odontologia deu um grande passo dentro da APS, devido à obrigatoriedade dos profissionais de saúde bucal dentro da ESF, estabelecendo o início de uma relação mais próxima entre os usuários e a equipe de saúde bucal. Este trabalho tem como objetivo realizar uma revisão de literatura sobre o papel do cirurgião dentista no atendimento na atenção primária e mostrar quais as principais dificuldades encontradas pelos profissionais que atuam no setor público. Foi realizada uma busca de nas bases de dados SCIELO e LILACS, onde foram utilizados os seguintes descritores: odontologia, saúde pública e SUS. De 15 artigos foram selecionados 8, publicados entre os anos de 2013 à 2018. Muitas mudanças ocorreram desde a inclusão do cirurgião dentista na ESF, junto com essas mudanças veio também às dificuldades de trabalhar no setor público, entre as principais podem ser citadas, espaço físico, falta de materiais, falta de investimento na contratação de profissionais, deficiência nos programas de prevenção e educação em saúde, além do bloqueio que a equipe de saúde bucal tem de trabalhar com o restante da equipe. Diante disso, é de suma importância que o cirurgião dentista saiba como funciona o serviço odontológico na Atenção Primária à Saúde, para que diante das dificuldades possa agir de forma racional para solucionar os problemas encontrados nas comunidades e melhorar as condições de saúde bucal promovendo saúde.
Descritores: odontologia, saúde pública e SUS.
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais da I Jornada Odontológica dos Acadêmicos da Unifametro (JOAU). Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação da Odontologia.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Comissão Científica
Camilla Bezerra Franco
Pedro Diniz Rebouças
Nayane Cavalcante Ferreira
Isaquiel Chaves Ferreira
Débora Evellin Miranda da Silva
Francisca Luana Lima de Carvalho