A anquilose da articulação temporomandibular se trata de uma deformação onde há uma fusão entre o côndilo mandibular e a base do crânio trazendo várias difculdades para o portador dessa patologia como problemas na mastigação, digestão, fala, aparência e higiene. Em crianças, essa situação se torna um desafio; além de deficiências funcionais e estéticas, essa deformidade também acarreta problemas psicosociais. Esse presente trabalho tem o objetivo de realizar uma revisão da literatura acerca da anquilose da ATM em pacientes pediátricos. Foi realizada uma pesquisa usando as bases de dados PubMed e BIREME, utilizando os seguintes descritores de forma associada: Ankylosis temporomandibular joint e children nos idiomas inglês e português. Foram selecionados sete artigos de um total inicial de 19620 trabalhos diponibilizados pelas bases de dados. Para tanto, foi estabelecido o período de 2014 a 2019 para a escolha dos trabalhos tendo como critério de exclusão a falta de conexão com assunto proposto. A anquilose, quando não notada e tratada precocemente, pode resultar em perda de crescimento mandibular e atrofia muscular e óssea, gerando deformidades na mandíbula e maxila, impedindo, principalmente, a abertura bucal. Por conta da deformidade facial e pela deficiência na função causada pela patologia, a criança pode ter sua vida social afetada, tornando-se reclusa e diminuindo sua qualidade de vida. Portanto, a Odontopediatria possui a desafiadora responsabilidade de diagnosticar, tratar e encaminhar esses pacientes para reabilitação. DESCRITORES: Ankylosis temporomandibular joint, Ankylosis in children, Articulação temporomandibular.
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais da I Jornada Odontológica dos Acadêmicos da Unifametro (JOAU). Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação da Odontologia.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Comissão Científica
Camilla Bezerra Franco
Pedro Diniz Rebouças
Nayane Cavalcante Ferreira
Isaquiel Chaves Ferreira
Débora Evellin Miranda da Silva
Francisca Luana Lima de Carvalho