A longevidade das restaurações com resinas compostas nos dias atuais demonstra o quão evoluído está a Odontologia, e o sucesso clínico dessas restaurações depende de diversos fatores. Os principais a serem discutidos são a técnica e os materiais, dentre os materiais, os sistemas adesivos que são responsáveis pela junção dente-restauração, tem evoluído continuamente, recentemente foi inserida no mercado uma nova forma os chamados adesivos universais. O objetivo deste trabalho foi descrever os adesivos universais e seu desempenho clínico. Trata-se de uma revisão literatura, descritivo, transversal. Metodologia: Como ferramenta de busca, a base de dados utilizada foi: PubMed, com publicações no ano de 2018, na língua inglesa. Como palavras chave foram utilizadas: Dentin-bonding Agents, Dentin e Adhesives. Após remoção de duplicatas foram considerados 6 artigos para leitura na integra. Discussão: Ésteres, como o MDP, trazem um gama de novas perspectivas dentro da Odontologia, pelo fato de serem utilizadas em restaurações diretas, metais e zircônia. Além disso, os adesivos universais apresentam boa resistência a união em dentina e esmalte, já em esmalte algumas marcas (Ultra-mild, All-bond) precisam do condicionamento seletivo em esmalte. Conclusão: Podemos concluir que os adesivos universais apresentam um desempenho clínico aceitável, sendo que diminui a sensibilidade da técnica, ou seja, diminui os passos, mostrando que de fato, a boa técnica e o conhecimento referente ao material que se utiliza são essenciais para o sucesso clínico. Acredita-se por fim a necessidade de novos estudos avaliando o desempenho clínico dos adesivos universais.
DESCRITORES: Dentin-bonding agents, Dentin e Adhesives.
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais da I Jornada Odontológica dos Acadêmicos da Unifametro (JOAU). Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação da Odontologia.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Comissão Científica
Camilla Bezerra Franco
Pedro Diniz Rebouças
Nayane Cavalcante Ferreira
Isaquiel Chaves Ferreira
Débora Evellin Miranda da Silva
Francisca Luana Lima de Carvalho