A Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico (TCFC), como ferramenta de imagem 3D, em conjunto com o sistema CAD-CAM, viabiliza o planejamento virtual de implantes estabelecidos pelos parâmetros estruturais e anatômicos de cada paciente. A partir dessa elaboração de implante virtual, é confeccionado um modelo estático personalizado com guias de broca, resultando na transferência precisa do local do implante planejado virtualmente para o paciente, o que facilita a implantação de forma mais fidedigna. O presente trabalho visa avaliar o uso da TCFC e do sistema CAD-CAM na obtenção de modelos em 3D para o planejamento de implantes dentários. Foi realizada uma pesquisa nas bases de dados BVS e PubMed utilizando como descritores “Cone-Beam Computed Tomography”, “Cad-cam”, “Dental Implants”, “Planning” buscando publicações dos últimos 10 anos. Foram selecionados artigos disponíveis completos, relatos clínicos realizados em humanos e escritos em idiomas inglês e português. Após a leitura dos títulos e resumos, 5 artigos foram selecionados para nortear esta revisão. Os estudos relatam que o tempo, o custo reduzido e a cirurgia sem retalhos são as grandes vantagens deste procedimento. Em relação ao fluxo de trabalho, foi relatado a impossibilidade de inserção do pilar e da coroa e, em alguns casos, podem limitar o resultado estético da prótese definitiva. Assim, o método de implante com guia cirúrgico é uma opção viável já que tal procedimento apresenta acurácia aceitável no uso clínico, porém necessita de estudos mais aprofundados acerca da abordagem para analisar a precisão, avaliar o sucesso e a segurança deste procedimento. DESCRITORES: Cone-Beam Computed Tomography, Cad-cam, Dental Implants, Planning.
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais da I Jornada Odontológica dos Acadêmicos da Unifametro (JOAU). Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação da Odontologia.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Comissão Científica
Camilla Bezerra Franco
Pedro Diniz Rebouças
Nayane Cavalcante Ferreira
Isaquiel Chaves Ferreira
Débora Evellin Miranda da Silva
Francisca Luana Lima de Carvalho