Introdução: A complexidade de um tratamento de reabilitaçao oral, em sua maioria, necessita de uma abordagem interdisciplinar para alcançar resultados satisfatórios. O descontrole do estado geral da saúde bucal, deve ser avaliado para a decisão da proposta de tratamento. Essa avaliação merece cuidado e o prognóstico de uma etapa do tratamento depende do sucesso de outra. Objetivo: O presente estudo, em forma de caso clínico, mostra a reabilitação oral de um paciente usuário de prótese fixa, submetido a enxerto conjuntivo, exodontia e confecção de prótese protocolo. Relato de Caso: Paciente A.E.K., apresentou exposição radicular e prótese fixa em cerômero nos dentes superiores antiga e anti-estética. Houve a necessidade de exodontia dos dentes inferiores devido à mobilidade. Nas radiografias, constatou uma reabsorção óssea generalizada. Assim, foi planejado a confecção de uma prótese protocolo inferior e o preparo dos dentes superiores, confecção de provisórios, enxerto conjuntivo da região anterior para recobrimento de raízes e, finalização com coroas metalocerâmicas. Resultados: Notou-se que o enxerto foi uma forma de minimizar a perda óssea e gengival, porém não obteve o resultado esperado. Entretanto, o paciente manifestou resultados satisfatórios com a reabilitação oral, devolução da estética e funcionalidade. Conclusão: A interdisciplinaridade oral envolve especialidades da odontologia, por isso, a importância de uma avaliação holística do paciente e plano de tratamento, para a melhor tomada de decisão. Pode-se concluir que um planejamento minucioso e detalhado torna o protocolo de tratamento bem mais simples e diminui os riscos inerentes ao tratamento.
Descritores: Abordagem interdisciplinar. Enxerto Conjuntivo. Prótese sobre implante.
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais da I Jornada Odontológica dos Acadêmicos da Unifametro (JOAU). Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação da Odontologia.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Comissão Científica
Camilla Bezerra Franco
Pedro Diniz Rebouças
Nayane Cavalcante Ferreira
Isaquiel Chaves Ferreira
Débora Evellin Miranda da Silva
Francisca Luana Lima de Carvalho