Introdução: A diabetes mellitus é uma doença crônica que ocorre por falta ou insuficiência de insulina, causando hiperglicemia. A periodontite é uma patologia que compromete os tecidos do periodonto, podendo levar a perda dos elementos dentários. A falta de conhecimento sobre a gravidade dessas duas patologias mútuas pode ter risco à saúde. Objetivo: Realizar uma revisão de literatura sobre a relação da diabetes mellitus com a periodontite. Metodologia: Foi realizada uma busca na literatura na base eletrônica de dados PubMed, usando os descritores periodontitis, diabetes e periodontium. Revisão de literatura: Foram encontrados 402 artigos e de acordo com os critérios de inclusão, foram selecionados 15 artigos. A prevalência de periodontite em pessoas com índice glicêmico moderado/severo é maior do que em pessoas não diabéticas. Pessoas com diabetes são três vezes mais suscetíveis à periodontite. Há conhecimento insuficiente da população sobre o risco mútuo dessas duas patologias. O aumento descontrolado de hemoglobina glicada (hemoglobina é formada em reações entre a hemoglobina e a glucose) aumenta a gravidade da periodontite no diabético, mas o tratamento da periodontite diminui as complicações sistêmicas. Conclusão: Pode-se concluir que a periodontite moderado-severa tem maior prevalência em diabéticos com níveis mais altos de glicemia. Para promover saúde bucal é necessário que profissionais da saúde e cirurgiões dentistas eduquem os diabéticos, pois devem manter a saúde bucal adequada para diminuir os riscos de doenças e permanecer com o índice glicêmico controlado também é importante.
Descritores: periodontitis, diabetes, periodontium.
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais da I Jornada Odontológica dos Acadêmicos da Unifametro (JOAU). Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação da Odontologia.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Comissão Científica
Camilla Bezerra Franco
Pedro Diniz Rebouças
Nayane Cavalcante Ferreira
Isaquiel Chaves Ferreira
Débora Evellin Miranda da Silva
Francisca Luana Lima de Carvalho