O ameloblastoma é um tumor odontogênico benigno de origem epitelial, com crescimento lento, de caráter agressivo com predileção pela região posterior da mandíbula. Seu tratamento varia desde abordagens menos invasivas a cirurgias agressivas de acordo com características da lesão. O objetivo deste trabalho é relatar o caso do paciente F.E.S., gênero masculino, 33 anos, que compareceu ao serviço queixando-se da presença de um cisto na mandíbula. O paciente relatou aumento de volume com 10 meses de evolução, sem sintomatologia dolorosa. Ao exame físico, observou-se aumento de volume em região posterior de mandíbula à direita, duro à palpação, com abaulamento de fundo de vestíbulo mandibular posterior e dispositivo de descompressão instalado. Os exames de imagem revelaram lesão intra-óssea multilocular, estendendo-se da região do dente 46, até processo coronóide e côndilo direitos. Foi realizada biopsia incisional obtendo-se o diagnóstico de ameloblastoma. Assim, o paciente foi submetido à curetagem da lesão, associada à tapizamento com gaze besuntada em nitrofural com acompanhamento pós-operatório a cada 2 dias para troca das gazes durante 4 meses. Em controle imaginológico, apresentou recidiva após 20 meses da abordagem conservadora que foi tratada com nova curetagem da lesão associada ao uso de solução de Carnoy. Atualmente, encontra-se em acompanhamento pós-operatório apresentando em controle tomográfico neoformação óssea em toda a extensão da lesão. Diante do exposto, a curetagem associada ao tapizamento surge como uma alternativa no tratamento de ameloblastomas de grande extensão, desde que o correto diagnóstico esteja associado a um planejamento preciso e à colaboração do paciente durante o tratamento.
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais da I Jornada Odontológica dos Acadêmicos da Unifametro (JOAU). Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação da Odontologia.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Comissão Científica
Camilla Bezerra Franco
Pedro Diniz Rebouças
Nayane Cavalcante Ferreira
Isaquiel Chaves Ferreira
Débora Evellin Miranda da Silva
Francisca Luana Lima de Carvalho