As deformidades dentofaciais são problemas graves de maloclusão que requerem tratamento combinado de ortodontia e cirurgia ortognática, sendo a deformidade classe III caracterizada pelo prognatismo mandibular e deficiência maxilar, ou uma combinação dos dois. Atualmente, com o avanço da tecnologia a serviço da Odontologia, o planejamento cirúrgico se tornou mais rápido e previsível em diversos aspectos. O objetivo deste trabalho é relatar o caso do paciente IAC, 18 anos, sexo masculino, que chegou ao Serviço de CTBMF do HGF com a queixa de “não tenho mordida” (SIC). Ao exame clínico e cefalométrico observamos maloclusão classe III, padrão facial tipo III com atresia maxilar e excesso de terço inferior da face, gerando discrepância maxilo-mandibular com overjet e overbite negativos de 10mm e 4mm respectivamente. Decidiu-se realizar o planejamento das movimentações ósseas através da tomografia computadorizada do paciente em software disponível no serviço. O paciente foi submetido, em ambiente hospitalar e sob anestesia geral, a cirurgia ortognática bimaxilar combinada com mentoplastia. Atualmente o paciente encontra-se com 2 meses de acompanhamento pós-operatório, apresentando oclusão estável, abertura bucal satisfatória e melhor relação entre os terços faciais. A tomografia computadorizada pós-operatória revela posicionamento das bases ósseas com total fidelidade ao planejamento virtual realizado. Desta forma, ressaltamos a importância do correto diagnóstico para guiar o plano de tratamento e enaltecemos o planejamento virtual devido a vantagens como praticidade, menor tempo de execução e maior previsibilidade dos resultados.
DESCRITORES: Anormalidades Maxilofaciais; Cirurgia Ortognática.
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais da I Jornada Odontológica dos Acadêmicos da Unifametro (JOAU). Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação da Odontologia.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Comissão Científica
Camilla Bezerra Franco
Pedro Diniz Rebouças
Nayane Cavalcante Ferreira
Isaquiel Chaves Ferreira
Débora Evellin Miranda da Silva
Francisca Luana Lima de Carvalho