INTRODUÇÃO: A utilização das próteses bucomaxilofaciais (PBMF) é de suma importância para a reintegração social e melhoria na qualidade de vida dos pacientes acometidos por deformidades faciais, sejam elas congênitas ou adquiridas. OBJETIVOS: Apresentar uma revisão de literatura, descrevendo o uso dos principais materiais utilizados na prototipagem das PBMF. METODOLOGIA: A busca foi realizada a partir do portal eletrônico BVS e da base de dados EBSCO, utilizando os descritores: “Materiais”, “Prótese Maxilofacial”, “Odontologia”, e seus correspondentes em inglês. Os critérios de inclusão foram artigos dos últimos dez anos, na língua inglesa e portuguesa, que relatassem os principais materiais empregados nas PBMF, e os critérios de exclusão foram artigos que tratassem sobre outras próteses, artigos não disponíveis na íntegra, revisões de literatura, teses e dissertações. RESULTADOS: A busca inicial gerou um total de 313 artigos, sendo selecionados 15 após a aplicação dos critérios de exclusão, remoção das duplicatas, leitura dos títulos e resumos. A análise dos estudos mostrou que os principais materiais utilizados é a resina acrílica, o silicone, pigmentos, corantes e devem ser ampliados com a introdução dos implantes osseointegrados, que possibilita a inserção de pilares de suporte para as PBMF. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os materiais empregados na confecção das PBMF apresentam limitações, que devem ser exploradas para o desenvolvimento de melhores materiais, com repercussão na qualidade de vida dos pacientes. Os resultados com implantes são bastante promissores, fornecendo maior estabilidade e retenção dos aparelhos protéticos em vários estudos avaliados.
DESCRITORES: Materiais. Prótese Maxilofacial. Odontologia.
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais da I Jornada Odontológica dos Acadêmicos da Unifametro (JOAU). Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação da Odontologia.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Comissão Científica
Camilla Bezerra Franco
Pedro Diniz Rebouças
Nayane Cavalcante Ferreira
Isaquiel Chaves Ferreira
Débora Evellin Miranda da Silva
Francisca Luana Lima de Carvalho