RELATO DE EXPERIÊNCIA NA CONFECÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS PARA MELHORIA DA APRENDIZAGEM EM BIOÉTICA
O jogo educativo, quando desenvolvido com intuito de promover o aprendizado em que o principal protagonista é o jogador-aluno, se torna uma ferramenta poderosa de aprendizagem, apresentando grande potencial para despertar o interesse dos alunos pelos conteúdos, especialmente por abordar os referenciais trabalhados de forma atrativa e dinâmica. Este trabalho pretende relatar a experiência vivenciada na disciplina de Bioética, onde tivemos a oportunidade de resgatar a ludicidade através da confecção de jogos educativos sobre o Código de ética Odontológica Brasileiro ao longo do semestre de 2018.2 a partir da criação do jogo “Quiz do Código de Ética Odontológica-Quem sabe mais?”. As orientações para a confecção do jogo didático foram obtidas com base na literatura referente aos jogos educativos e seus conteúdos específicos, como também para a elaboração do material relacionado ao conteúdo técnico/científico abordado foram utilizadas pesquisas ao Código de Ética Odontológica e a captação de questões provenientes de processo seletivo para servidores públicos da área odontológica. Durante a demonstração feita aos estudantes do 7º semestre de odontologia da Universidade Fametro, foi verificado entre os alunos que participaram do jogo o interesse pelo conteúdo proposto, como também observamos no decorrer da atividade o espírito de competição existente entre os participantes e a motivação pela finalização do jogo. Dessa forma, torna-se diferente o ambiente de sala de aula tradicional, onde geralmente são abordados os conteúdos de forma expositiva.
DESCRITORES:“ Bioética”, “Jogo educativo”, “Código de ética odontológica”.
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais da I Jornada Odontológica dos Acadêmicos da Unifametro (JOAU). Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação da Odontologia.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Comissão Científica
Camilla Bezerra Franco
Pedro Diniz Rebouças
Nayane Cavalcante Ferreira
Isaquiel Chaves Ferreira
Débora Evellin Miranda da Silva
Francisca Luana Lima de Carvalho