A exodontia de terceiros molares é um dos procedimentos mais frequentemente realizados na especialidade de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial. Suas principais indicações incluem lesões cariosas, dor idiopática e tratamento ortodôntico. Acidentes e complicações podem estar associados à realização deste procedimento e requerer tratamento trans e/ou pós-operatório. O presente trabalho tem como objetivo descrever, através de uma revisão da literatura, os principais acidentes e complicações associados à exodontia de terceiros molares, bem como sua prevenção e formas de tratamento. A estratégia de busca consistiu da pesquisa de artigos científicos publicados no período de 2008 a 2018 nas bases de dados Scielo e Pubmed, utilizando as palavras-chave: “third molar surgery” e “surgery accident” ou “surgery complication”. Após aplicados os critérios de exclusão e a leitura dos títulos e resumos, foram selecionados 7 artigos para a elaboração do presente trabalho. A partir da pesquisa, verificou-se que, dentre os acidentes e complicações mais comumente associados ao procedimento, destacam-se hemorragia, fraturas dento-alveolares, edema, alveolite e trismo. Alguns fatores podem influenciar diretamente os resultados da cirurgia, como o uso de medicamentos, tabagismo, etilismo e qualidade da higiene oral. Uma anamnese bem detalhada para obter informações sobre a saúde geral, médica e odontológica do paciente, um adequado planejamento baseado na avaliação clínico-radiográfica e uma adequada execução dos passos operatórios associados à técnica cirúrgica são importantes para prevenir ou minimizar a ocorrência dos acidentes e complicações.
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais da I Jornada Odontológica dos Acadêmicos da Unifametro (JOAU). Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação da Odontologia.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Comissão Científica
Camilla Bezerra Franco
Pedro Diniz Rebouças
Nayane Cavalcante Ferreira
Isaquiel Chaves Ferreira
Débora Evellin Miranda da Silva
Francisca Luana Lima de Carvalho