Introdução: A fissura labiopalatina (FLP) é uma malformação congênita caracterizada por abertura ou descontinuidade das estruturas do lábio e/ou palato, de localização e extensão variável, afetando aspectos estético, funcional e emocional do paciente. A reabilitação protética desses pacientes está diretamente relacionada às disfunções e alterações determinadas pela malformação, onde apresentam vários desafios no tratamento odontológico, porém o uso de prótese parcial removível tem apresentado resultados satisfatórios. Objetivo: Realizar uma revisão de literatura sobre o uso de prótese parcial removível com sistema de encaixe como tratamento de paciente com fissura labiopalatina. Metodologia: Foi realizada uma revisão de artigos utilizando os motores de busca SciELO, Pubmed e BIREME e os descritores indexados: “Prótese Parcial Removível”, “Fissura palatina” e "Reabilitação Bucal", e seus correspondentes em inglês, entre os anos de 2011 a 2017, nas línguas inglesa e portuguesa. Resultados: De 23 artigos encontrados, foram selecionados 16 para estudo. A prótese parcial removível com encaixe, tem sido mencionado na literatura devido às suas características especiais, apresentando maior apoio, retenção, estabilidade e fixação, além de devolver dimensão vertical da oclusão, consequentemente a função mastigatória e a aparência estética. Conclusão: O sucesso clínico da terapia com prótese parcial removível utilizando encaixes, requer o conhecimento das dificuldades que os pacientes fissurados apresentam, buscando atender às suas expectativas, restabelecendo função e aparência, possibilitando sua reintegração à sociedade.
Descritores: Prótese Parcial Removível. Fissura palatina. Reabilitação Bucal.
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais da I Jornada Odontológica dos Acadêmicos da Unifametro (JOAU). Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação da Odontologia.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Comissão Científica
Camilla Bezerra Franco
Pedro Diniz Rebouças
Nayane Cavalcante Ferreira
Isaquiel Chaves Ferreira
Débora Evellin Miranda da Silva
Francisca Luana Lima de Carvalho