A sinusite é uma inflamação ou infecção do seio maxilar, de origem nasal ou odontogênica, graças a proximidade dos ápices dos dentes posteriores superiores com o seio maxilar. As causas relacionadas a dentição podem ser lesões periodontais, cistos odontogênicos, cáries e iatrogenias (extração, tratamento endodôntico, implantes, levantamento do seio maxilar). Os sintomas de ambas as patologias são muito similares. Revisar a literatura sobre o diagnóstico e tratamento da sinusite de origem odontogênica. Foi realizada uma busca na literatura na base eletrônica de dados PubMed, usando os descritores maxillary sinus, sinusitis e odontogenic origin. As sinusites maxilares de origem odontogênica correspondem a cerca de 10 a 12% dos casos de sinusite. Devido proximidade entre o seio maxilar e as raízes dos dentes posteriores, uma infecção nos ápices pode comprometer a integridade do assoalho do seio, provocando alterações inflamatórias ou infecciosas. O diagnóstico diferencial envolve anamnese, exames físicos e imaginológicos. Difere da sinusite nasal quanto à fisiopatologia e microbiologia. O tratamento envolve remoção da causa dentária e manejo medicamentoso da condição inflamatória. O grande número de pequenos vasos presentes entre o tecido periodontal e a mucosa do seio torna possível a origem odontogênica como causa da sinusite maxilar. O diagnóstico é complexo, e exige requisição de exames auxiliares e detalhados. O tratamento consiste na atuação sobre a causa dentária e sobre a sinusite propriamente dita, dessa forma, pode-se tratar a condição existente e evitar o reaparecimento da condição. DESCRITORES: Sinusite odontogênica, seio maxilar, dente.
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais da I Jornada Odontológica dos Acadêmicos da Unifametro (JOAU). Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação da Odontologia.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Comissão Científica
Camilla Bezerra Franco
Pedro Diniz Rebouças
Nayane Cavalcante Ferreira
Isaquiel Chaves Ferreira
Débora Evellin Miranda da Silva
Francisca Luana Lima de Carvalho