LESÕES CERVICAIS NÃO CARIOSAS: ETIOLOGIA E ASPECTOS CLÍNICOS.
Maria Brena da Cruz Santiago, graduanda do curso de Odontologia da Unifametro,
Isabelle Furtado da Silva, graduanda do curso de Odontologia da Unifametro,
Rosiana da Silva Inacio, graduanda do curso de Odontologia da Unifametro,
Lucivanda Soares Barbosa, graduanda do curso de Odontologia da Unifametro,
Pedro Diniz Rebouças, graduação pela Universidade Federal do Ceará(2013) e professor da Unifametro,
pedro.reboucas@professor.unifametro.edu.br
As lesões cervicais não cariosas estão,cada vez mais frequentes na prática odontológica. Ela pode ser considerada um processo fisiológico quanto patológico. O conhecimento da etiologia dessas lesões é importante para diagnosticar, prevenir e determinar o melhor tratamento. O objetivo do presente trabalho foi apresentar uma revisão de literatura sobre as lesões cervical não cariosa enfatizando sua etiologia e principais aspectos clínicos. Para realização dessa revisão de literatura foram pesquisados artigos científicos publicados no período de 2009 a 2015, com as bases de dados SciELO e LILACS,utilizando os descritores:abrasão;erosão;abfração,onde, foram selecionados 10 artigos e escolhido 5 para a confecção desse trabalho. As lesões cervicais não cariosas são caracterizadas pela perda progressiva de tecido dental sadio na região cervical dos dentes anteriores e posteriores, tendo como consequências muitas vezes a sensibilidade a estrutura dental. Diagnosticar e determinar o fator etiológico das lesões não cariosas é primordial para prevenir seus danos e tratar de maneira adequada.
Descritores: Lesões cervicais não cariosas; Erosão; Abrasão.
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais da I Jornada Odontológica dos Acadêmicos da Unifametro (JOAU). Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação da Odontologia.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Comissão Científica
Camilla Bezerra Franco
Pedro Diniz Rebouças
Nayane Cavalcante Ferreira
Isaquiel Chaves Ferreira
Débora Evellin Miranda da Silva
Francisca Luana Lima de Carvalho