EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL: A UTILIZAÇÃO DE PALESTRA EDUCATIVA NA PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL UMA REVISÃO DE LITERATURA.

  • Autor
  • Luana Bezerra da Silva
  • Co-autores
  • Alane Élen Andrade de Almeida , Francisca Robéria Damasceno Dantas Menezes , Ediene Silva Rocha , Paula Ventura da Silveira
  • Resumo
  • A Educação em Saúde Bucal deve ser enfatizada, visto que um dos fatores responsáveis pelos altos índices de cárie na população é a falta de conscientização desta sobre as causas e desenvolvimento das doenças. Boas atividades educativas esporádicas podem contribuir para a construção de saúde bucal de qualidade. Por isso, o objetivo do estudo é realizar uma revisão de literatura sobre a utilização de palestra educativa como promoção de saúde bucal. A estratégia de busca utilizou as bases de dados Sciello e LILACS. Utilizou-se os descritores “educação em saúde”, “promoção em saúde bucal” e “Prevenção”. Como critério de inclusão, considerou-se apenas textos completos na língua inglesa e portuguesa de assuntos relacionados ao tema, entre os anos de 2014 a 2018. Dos 416 artigos encontrados foram incluídos apenas 15 artigos para compor o trabalho segundo critérios de elegibilidade pré-estabelecidos. Foi observado que há uma ampla evidência de que a palestra educativa é efetiva enquanto estratégia pedagógica criativa e dinâmica, na divulgação de conhecimentos, motivação, educação e promoção da saúde bucal. Pode-se perceber que palestras educativas serviram de motivação para os pacientes adquirissem um hábito saudável de higiene oral.

    DESCRITORES: Educação em saúde bucal, Promoção em saúde bucal e Prevenção.

  • Palavras-chave
  • Área Temática
  • Saúde Coletiva
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Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais da I Jornada Odontológica dos Acadêmicos da Unifametro (JOAU). Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da 

Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação da Odontologia.

Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.

 

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Comissão Científica

Camilla Bezerra Franco
Pedro Diniz Rebouças
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