A Educação em Saúde Bucal deve ser enfatizada, visto que um dos fatores responsáveis pelos altos índices de cárie na população é a falta de conscientização desta sobre as causas e desenvolvimento das doenças. Boas atividades educativas esporádicas podem contribuir para a construção de saúde bucal de qualidade. Por isso, o objetivo do estudo é realizar uma revisão de literatura sobre a utilização de palestra educativa como promoção de saúde bucal. A estratégia de busca utilizou as bases de dados Sciello e LILACS. Utilizou-se os descritores “educação em saúde”, “promoção em saúde bucal” e “Prevenção”. Como critério de inclusão, considerou-se apenas textos completos na língua inglesa e portuguesa de assuntos relacionados ao tema, entre os anos de 2014 a 2018. Dos 416 artigos encontrados foram incluídos apenas 15 artigos para compor o trabalho segundo critérios de elegibilidade pré-estabelecidos. Foi observado que há uma ampla evidência de que a palestra educativa é efetiva enquanto estratégia pedagógica criativa e dinâmica, na divulgação de conhecimentos, motivação, educação e promoção da saúde bucal. Pode-se perceber que palestras educativas serviram de motivação para os pacientes adquirissem um hábito saudável de higiene oral.
DESCRITORES: Educação em saúde bucal, Promoção em saúde bucal e Prevenção.
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais da I Jornada Odontológica dos Acadêmicos da Unifametro (JOAU). Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação da Odontologia.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Comissão Científica
Camilla Bezerra Franco
Pedro Diniz Rebouças
Nayane Cavalcante Ferreira
Isaquiel Chaves Ferreira
Débora Evellin Miranda da Silva
Francisca Luana Lima de Carvalho