Os hábitos deletérios são realizados com frequência e inconscientemente. Ao os relacionarmos com a cavidade bucal, resultam muitas vezes em alterações nos tecidos musculares, dentários e ósseos que alteram o padrão de crescimento e prejudicam a oclusão. O objetivo do presente trabalho é analisar os principais hábitos deletérios que estão associados à oclusopatias em Odontopediatria. Foiram utilizados artigos da base de dados do PubMed com as palavras-chave “malocclusion”, “pediatric dentistry”, e "habits" no idioma inglês, tendo sido obtidos 99 artigos. Após incluir apenas artigos publicados nos últimos 10 anos e que relatassem a influência de hábitos deletérios nas oclusopatias de pacientes odontopediátricos, foram selecionados 8 artigos após a leitura de títulos, resumos e texto completos. De acordo com os resultados dos estudos, há uma maior incidência de aumento na probabilidade de mordida aberta anterior, mordida cruzada posterior e aumento do overjet em pacientes que praticam a sucção de dedos, assim como também a sucção de chupeta é prejudicial e propicia a presença de mordida aberta anterior, mordida cruzada posterior e um overjet excessivo em crianças, além disso, há uma alta incidência de correlação da transição prévia da amamentação fisiológica para a mamadeira com a mordida cruzada posterior. Diante dos estudos, podemos entender que o grau de prejudicialidade dos hábitos deletérios relacionados à oclusopatias está associado a frequência, duração e intensidade, por isso se faz necessário o cuidado e a atenção para com esses hábitos desde cedo, para que se evite o comprometimento imediato ou malefícios futuros em pacientes odontopediátricos, no que se faz referência às más oclusões dentárias.
DESCRITORES: MALOCCLUSION. PEDIATRIC DENTISTRY. HABITS.
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais da I Jornada Odontológica dos Acadêmicos da Unifametro (JOAU). Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação da Odontologia.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Comissão Científica
Camilla Bezerra Franco
Pedro Diniz Rebouças
Nayane Cavalcante Ferreira
Isaquiel Chaves Ferreira
Débora Evellin Miranda da Silva
Francisca Luana Lima de Carvalho