A fitoterapia utiliza plantas medicinais e foi predominante entre povos antigos, mas com os avanços da indústria farmacêutica, foram substituídas por drogas sintéticas, porém a odontologia vem incorporado em sua rotina o uso de fitoterápicos. O objetivo do trabalho é revisar a literatura dos fitoterápicos aplicados na odontologia. As bases de dados utilizadas foram PubMED, BVS e SciELO, com os descritores “plants medicinal”, “phytotherapeutic drugs” e “dentristy”; publicados nos últimos 5 anos; que apresentaram evidências clínicas do uso de plantas medicinais. Após a busca foram obtidos 89 artigos, seguidamente foi realizado a leitura dos títulos e resumos, sendo considerados 13 artigos para leitura na íntegra. Os artigos mostram que as plantas possuem atividades terapêuticas, sendo antimicrobianas, como a Curcuma longa Linn (Açafrão) e Malva sylvestris (Malva). Além disso, a C. longa Linn é antioxidante e a M. sylvestris é anti-inflamatória, assim como a Glycyrrhiza glabra Linn (Alcaçuz), Aloe vera (Babosa) e Myracrodruon urundeuva Allemão (Aroeira-do-sertão), valendo ressaltar que a babosa e aroeira são cicatrizantes. A Punica granatum(Romã) e a Ocimum sanctum(Manjericão Sagrado) são antioxidantes, além disso antibacterianas, assim como a Citrus limonum Risso(Limão) e Allium sativum Linn (Alho), no qual se mostram com testes biológicos, como o método de microdiluição em caldo e ensaios clínicos. Com base nos resultados, podemos concluir que os fitoterápicos foram incorporados em aplicações odontológicas, em casos de dentes avulsionados, reabsorção óssea, mucosite e endodontia, sendo uma alternativa promissora pois são mais biocompatíveis, fácil disponibilidade e apresentam custo-efetividade favorável. DESCRITORES: Plants medicinal, Phytotherapeutic drugs, Dentristy.
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais da I Jornada Odontológica dos Acadêmicos da Unifametro (JOAU). Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação da Odontologia.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Comissão Científica
Camilla Bezerra Franco
Pedro Diniz Rebouças
Nayane Cavalcante Ferreira
Isaquiel Chaves Ferreira
Débora Evellin Miranda da Silva
Francisca Luana Lima de Carvalho