O aumento na quantidade de pesquisas clínicas e epidemiológicas sobre a associação entre doença periodontal (DP) e prematuridade e/ou baixo peso ao nascer (BPN) tem sido investigada por diversos autores, consequência da importância na saúde pública. Pretende-se, com esse trabalho, realizar uma revisão de literatura, visando a relação existente entre doença periodontal e parto pré-termo (PPT) e/ou nascimento de recém-nascidos de baixo peso. Foi utilizado uma busca no portal PubMed com artigos publicados nos últimos 5 anos, empregando os descritores: “periodontal disease, premature birth, pregnancy“, sendo selecionados 5 artigos de acordo com critérios de inclusão e exclusão. Um dos pontos nebulosos na epidemiologia do nascimento pré-termo é o fato de que algumas mulheres portam o estímulo infeccioso, como a DP, mas este isoladamente não é capaz de ativar a cascata inflamatória e desencadear parto prematuro. Porém, os estímulos inflamatórios podem causar danos à placenta, restringindo o crescimento fetal e induzindo uma hiperirritabilidade da musculatura lisa uterina, provocando a contração do útero e dilatação cervical, atuando como gatilho para o parto prematuro. Diante dos estudos analisados foi sugerido que a doença periodontal pode ser fator de risco para o PPT e/ou BPN, através dos mesmos mecanismos que outras infecções maternas. Acrescenta-se ainda que apesar do grande número de estudos clínicos abordando esse tema, a falta de padronização metodológica destes limita conclusões definitivas. Admite-se, porém, que o fato de a doença periodontal ainda não ser comprovadamente um fator de risco para as complicações obstétricas não diminui a importância da manutenção de saúde bucal em gestantes. DESCRITORES: Doença periodontal; Parto pré-termo; Baixo peso ao nascer.
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais da I Jornada Odontológica dos Acadêmicos da Unifametro (JOAU). Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação da Odontologia.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Comissão Científica
Camilla Bezerra Franco
Pedro Diniz Rebouças
Nayane Cavalcante Ferreira
Isaquiel Chaves Ferreira
Débora Evellin Miranda da Silva
Francisca Luana Lima de Carvalho