O diastema entre incisivos é ocasionado por origem multifatorial, dentre eles: hábitos deletérios, hereditariedade, freio labial, dente supranumerário, discrepância dento-óssea positiva, agenesia dos incisivos laterais superiores e microdontia. O mesmo poderá ser fechado fisiologicamente durante a dentição mista, porém caso não for corrigido durante o primeiro período transicional, poderá comprometer a estética e vida social da criança. Este trabalho tem como objetivo relatar um caso clinico o qual foi corrigido o diastema apresentado por meio de um aparelho móvel. Paciente S.C.N.Z, 8 anos, sexo feminino, normossistêmica, classe II unilateral direito e classe I unilateral esquerdo, segundo Angle, perfil convexo, dentição mista normal, não tardia. A responsável pela paciente relatava o uso de hábitos como chupeta, mamadeira e dedo até os 5 anos de idade, a queixa principal é devido ao tamanho do diastema quanto a dificuldade social entre escolares. O diastema apresentava 8mm de distância entre incisivos centrais superiores, considerado o padrão anormal. O tratamento proposto foi o uso de aparelho ortodôntico móvel, placa expansiva com molas digitais cruzadas, o parafuso expansor tinha como objetivo fechar o diastema e acompanhar o crescimento da maxila, sendo este eficaz, com excelente resultado. Dessa forma, os diastemas são considerados anti-estéticos, sendo prejudicial ao fator social. O diagnóstico diferencial desta anomalia de oclusão deve ser realizado o mais precoce possível, para que o cirurgião-dentista possa orientar aos responsáveis, realizar o tratamento adequado, oferecendo conforto e estética ao paciente.
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais da I Jornada Odontológica dos Acadêmicos da Unifametro (JOAU). Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação da Odontologia.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Comissão Científica
Camilla Bezerra Franco
Pedro Diniz Rebouças
Nayane Cavalcante Ferreira
Isaquiel Chaves Ferreira
Débora Evellin Miranda da Silva
Francisca Luana Lima de Carvalho