Introdução: A terapia fotodinâmica (TFD) baseia-se na combinação de um agente fotossensibilizador não tóxico para o ser humano e uma fonte de luz, produzindo substâncias reativas que são nocivas para os microrganismos. Objetivo: Delinear o que as publicações científicas discutem a respeito do tempo de exposição do laser e de agentes fotossensibilizantes na limpeza e desinfecção dos canais radiculares. Metodologia: Foi realizada uma busca bibliográfica utilizando-se como fonte para a coleta de dados o portal Bireme e PubMed, usando os descritores: Fármacos fotossensibilizantes, laser e endodontia, e seus correspondentes em inglês, estabelecendo como critérios de inclusão artigos pertinentes à temática em estudo, publicados entre 2010 a 2019, em idiomas português e inglês, sendo encontrados 38 artigos e selecionados para análise 29 artigos. Resultados: Os estudos demonstraram que os diferentes protocolos utilizados na terapia fotodinâmica são capazes de proporcionar uma desinfecção satisfatória nos canais radiculares. Ressalta-se a importância na escolha da potência do laser e do tipo de corante utilizado. A TFD possui propriedade de alta atividade antimicrobiana, fácil manejo e aplicação, seletiva, indolor, não promove resistência microbiana e não causa efeitos negativos sistêmicos. Conclusão: Portanto, conclui-se que a terapia fotodinâmica é um método promissor como coadjuvante no tratamento endodôntico, uma vez que é uma ferramenta útil na redução microbiana intracanal, podendo ser utilizada em sessões únicas ou múltiplas. Não obstante, ainda são necessários estudos no que concerne, especialmente aos parâmetros de luz e tempo de exposição para confirmar o benefício geral na eliminação bacteriana. Descritores: Fármacos fotossensibilizantes. Laser. Endodontia.
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais da I Jornada Odontológica dos Acadêmicos da Unifametro (JOAU). Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação da Odontologia.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Comissão Científica
Camilla Bezerra Franco
Pedro Diniz Rebouças
Nayane Cavalcante Ferreira
Isaquiel Chaves Ferreira
Débora Evellin Miranda da Silva
Francisca Luana Lima de Carvalho