Introdução: As proantocianidinas (PAS) são metabólitos naturais derivados de vegetais, frutas, nozes, caules, flores e sementes, presentes, especialmente, em extrato de casca de pinheiro, ulmeiros e largamente encontradas em sementes de uva. A PAS é tida como um importante formador de ligação cruzada que apresenta como vantagem a baixa citotoxicidade, possuindo a capacidade de interagir com o colágeno. Objetivo: Revisar o que as publicações científicas discutem acerca do efeito do extrato da semente da uva na atividade funcional celular dentinária. Metodologia: Foi realizada uma busca bibliográfica na base de dados PubMed e SciELO, utilizando os seguintes descritores: “Extrato de semente de uva”; “Produtos biológicos”; “Dentina”, e seus correspondentes em inglês, estabelecendo como critérios de inclusão artigos pertinentes à temática em estudo, publicados entre 2010 a 2019, nos idiomas português e inglês. Resultados: De 35 artigos encontrados, foram selecionados 31 trabalhos. Os estudos demonstraram que o uso de substâncias formadoras de ligação cruzada como a PAS na matriz de colágeno desmineralizada pode aumentar a durabilidade e a estabilidade da interface adesiva. Ademais, a PAS destaca-se por ser um agente natural, antimicrobiano, com baixa toxicidade, baixo custo e fácil obtenção. Considerações Finais: O uso do extrato da semente da uva na atividade celular dentinária é um método promissor na prevenção do desgaste dentinário e degradação do colágeno, sendo importante sua aplicação previamente ao sistema adesivo. Ainda são necessários mais estudos, principalmente no que se refere às diferentes concentrações utilizadas e seus benefícios para regeneração celular da dentina.
DESCRITORES: Extrato de semente de uva. Produtos biológicos. Dentina.
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais da I Jornada Odontológica dos Acadêmicos da Unifametro (JOAU). Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação da Odontologia.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Comissão Científica
Camilla Bezerra Franco
Pedro Diniz Rebouças
Nayane Cavalcante Ferreira
Isaquiel Chaves Ferreira
Débora Evellin Miranda da Silva
Francisca Luana Lima de Carvalho