Introdução: As fissuras do lábio e / ou palato (FLP) são defeitos orofaciais que afetam a saúde, a qualidade de vida e o bem-estar socioeconômico dos indivíduos afetados e de suas famílias. O tratamento dos pacientes com FLP necessita geralmente de um processo multidisciplinar para restaurar a função oral e a estética, destacando-se a reabilitação protética com próteses parciais fixas. Objetivo: O presente estudo tem como objetivo analisar o que a literatura relata sobre a Prótese Parcial Fixa como alternativa de reabilitação oral ao paciente com fissura labiopalatina. Metodologia: Foi realizada uma pesquisa na base de dados PubMed, empregando os descritores: fenda labial, reabilitação oral e prótese parcial fixa. Foram selecionados como critérios de inclusão artigos publicados nos últimos 10 anos, nos idiomas português e inglês, sendo encontrados 11 artigos pertinentes. Resultados: Os estudos mostraram que o uso de Prótese Parcial Fixa, é uma opção viável quando as condições dos dentes dos pacientes com FLP possuem implantação óssea e proporção coroa raiz adequada e quando a impossibilidades de cirurgias. Conclusão: De acordo com os estudos selecionados analisou-se que, a prótese fixa além de melhorar o resultado estético, o manejo protético também é necessário para restaurar a função, especialmente a oclusão e a fala. Descritores: Fissura labial. Reabilitação oral. Prótese parcial fixa.
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais da I Jornada Odontológica dos Acadêmicos da Unifametro (JOAU). Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação da Odontologia.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Comissão Científica
Camilla Bezerra Franco
Pedro Diniz Rebouças
Nayane Cavalcante Ferreira
Isaquiel Chaves Ferreira
Débora Evellin Miranda da Silva
Francisca Luana Lima de Carvalho