Realizar um levantamento a cerca dos principais benefícios do uso da toxina butolinica como método de tratamento de sialorreia em pacientes com doença de Parkinson, relacionando tais acometimentos com as alterações morfológicas sofridas durante o processo de envelhecimento, analisando a atuação do cirurgião-dentista no tratamento de tal situação. A revisão bibliográfica foi realizada com dados obtidos em artigos usando como descritores Toxina Butolinica; Sialorreia e Doença de Parkinson. A doença de parkinson é uma doença crônico degenerativa, que feta o sistema neurológico e motor, causando espasmos musculares, mioespasmos faciais e estimulação das glândulas salivares maiores (Parótida, sublingual e sumandibular), levando a um excesso na produção de saliva. Independentemente da causa, a sialorréia é problemática, levando a complicações clínicas e funcionais, sequelas físicas e psicossociais, e implica em um significativo impacto negativo na qualidade de vida para o paciente e cuidador ( Sposito 2013). Como consequência desse processo os pacientes tendem a apresentar irritação periodal, rachadura, mal odor, infecções orais, alterações na fala e dificuldade de higienização.
A toxina butolinica é um potente inibidor de acetilcolina, produzida pela bactéria Clostridium botulinum, impede as sinapses das glândulas salivares através da inibição da liberação da acetilcolina nas junções neurosecreroras pré-sinápticas das glândulas salivares levando assim a diminuição produção de saliva (Sposito 2013). Está abordagem clínica tem se mostrado uma excelente opção no tratamento de tal sintomatologia por ter pouco efeitos colaterais, visto que, em comparação a outros tratamentos como o uso de medicações ou cirurgia levam a grandes alterações fisiológicas e riscos ao paciente.
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais da I Jornada Odontológica dos Acadêmicos da Unifametro (JOAU). Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação da Odontologia.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Comissão Científica
Camilla Bezerra Franco
Pedro Diniz Rebouças
Nayane Cavalcante Ferreira
Isaquiel Chaves Ferreira
Débora Evellin Miranda da Silva
Francisca Luana Lima de Carvalho