A maioria dos problemas orais que afetam os pacientes em unidades de terapia intensiva (UTI) são condições resultantes de seu estado geral de saúde/ imunossupressão, medicamentos e traumas devido a intubacao traqueal. Além disso, microorganismos presentes na cavidade oral e orofaringe podem ser transportadas para os pulmões resultando em pneumonia. O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância do cirurgião dentista em ambiente de UTI. Foi realizado uma busca nas bases de dados SCIELO, PUBMED e LILACS, utilizando como descritores: cirurgião-dentista, odontologia hospitalar, UTI, saúde oral, nos últimos 10 anos. Foram encontrados 15 artigos para a confecção do trabalho e após os critérios de inclusão e exclusão 05 artigos foram selecionados. De acordo com os estudos selecionados, a prática de higiene oral em pacientes internados em UTI ainda é deficiente, tanto pela falta de cirurgião-dentista nas equipes hospitalares como pela incapacidade dos pacientes que se encontram dependentes de terceiros para realização de higiene bucal adequada. A disseminação de bactérias, tanto por meio de procedimentos hospitalares de rotina como por infecções ativas podem aumentar o tempo de internação do paciente por outros fatores diferentes daquele que ele foi internado. A pneumonia nosocomial é o fator mais frequente, aliado a isso, a falta de higiene bucal pode aumentar a disseminação da doença. Dessa forma, a introdução de protocolos de higiene bucal, bem como a presença do cirurgião-dentista na UTI, resulta na redução de pneumonia associada a ventilação mecânica e reduz o tempo de internamento do paciente.
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais da I Jornada Odontológica dos Acadêmicos da Unifametro (JOAU). Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação da Odontologia.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Comissão Científica
Camilla Bezerra Franco
Pedro Diniz Rebouças
Nayane Cavalcante Ferreira
Isaquiel Chaves Ferreira
Débora Evellin Miranda da Silva
Francisca Luana Lima de Carvalho