A Neuralgia do Trigêmeo é um transtorno neuropático crônico, debilitante (tic douloureux) caracterizado por dor intensa e lancinante na região da face. Afeta principalmente mulheres após os 40 anos de idade, na proporção de 4 para cada 100.000. Devido à complexidade no desenvolvimento de dores orofaciais, é importante o conhecimento de peculiaridades envolvidas na patogênese da Neuralgia Trigeminal, concorrendo para um correto diagnóstico e tratamento. O objetivo do trabalho foi o de realizar uma revisão de literatura abordando os aspectos etiológicos e patológicos da Neuralgia Trigeminal. Realizou-se a busca de artigos completos com evidências clínicas em estudos publicados nos últimos 5 anos, na língua inglesa e bases de dados Pubmed utilizando os seguintes descritores em saúde: “trigeminal neuralgia”, “physiopathology”, “etiology”. Foram excluídos os artigos de estudos experimentais em animais, que não apresentaram clareza na metodologia ou não se adequavam à temática pesquisada. De acordo com os artigos incluídos, a Neuralgia Trigeminal não deve ser associada a um único fator etiológico isoladamente, mas destacam-se algumas condições comumente encontradas, a saber: compressões vasculares do nervo, infecções virais, lesões tumorais, esclerose múltipla e traumatismo alveolar pós exodontias, além de traumatismos maxilofaciais. Tais condições associam-se aos mecanismos desmielinizantes, isquêmicos e compressivos envolvidos na patogênese da neuralgia Trigeminal. O conhecimento dos aspectos etiológicos e patológicos permitem um adequado tratamento e previne a indicação de procedimentos desnecessários sem resolutividade da sintomatologia dolorosa.
Descritores: neuralgia trigeminal, fisiopatologia, etiologia.
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais da I Jornada Odontológica dos Acadêmicos da Unifametro (JOAU). Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação da Odontologia.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Comissão Científica
Camilla Bezerra Franco
Pedro Diniz Rebouças
Nayane Cavalcante Ferreira
Isaquiel Chaves Ferreira
Débora Evellin Miranda da Silva
Francisca Luana Lima de Carvalho