A utilização de prototipagens na odontologia vem aumentando muito nos últimos anos, devido as vantagens oferecidas por esse recurso. A prototipagem é um método avançado e preciso na reconstrução simétrica de estruturas anatômicas do corpo. Após exame de tomografia computadorizada (TC) ou ressonâncias magnéticas no formato DICOM (Digital Imaging and Comunications in Medicine), realiza-se simulação virtual da segmentação, das osteotomias, movimentos mandibulares e disposição das placas de titânio, impressos com o sistema CAD (Computer Aided Design). O presente trabalho teve como objetivo realizar uma revisão de literatura descrevendo os benefícios, as vantagens e as desvantagens de modelos de prototipagem para o planejamento de cirurgias na odontologia. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico dos últimos dez anos nos sites de busca científicos, PubMed, Lilacs e Scielo, utilizando os seguintes descritores: “pathology”, “prototyping”, “Computer-Aided Design” e “Computed Tomography”. Foram selecionados 10 artigos, os quais possibilitaram concluir que protótipos permitem a obtenção de medidas das estruturas, simulação e planejamento cirúrgicos, diminuindo dessa forma, o tempo cirúrgico, o tempo de anestesia e o risco de infecção. Contudo, o custo elevado e o difícil acesso às novas tecnologias constituem os principais entraves para a consolidação da técnica. É possível que em um futuro bem próximo esse método auxiliar no planejamento do tratamento cirúrgico esteja ao alcance de todos os especialistas.
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais da I Jornada Odontológica dos Acadêmicos da Unifametro (JOAU). Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação da Odontologia.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Comissão Científica
Camilla Bezerra Franco
Pedro Diniz Rebouças
Nayane Cavalcante Ferreira
Isaquiel Chaves Ferreira
Débora Evellin Miranda da Silva
Francisca Luana Lima de Carvalho