Para um diagnóstico preciso e correto das fraturas faciais e um adequado planejamento do tratamento destas fraturas, é necessária uma anamnese detalhada, exame físico criterioso do paciente vítima de trauma e utilização de exames de imagem apropriados. A evolução das técnicas imaginológicas, com a introdução de exames e técnicas de imagem que apresentam elevada qualidade quanto ao detalhamento da anatomia local, tem proporcionado melhorias significativas nos resultados do tratamento das fraturas faciais. O objetivo do presente estudo é realizar uma revisão da literatura acerca da utilização e da evolução dos exames de imagem empregados no diagnóstico, planejamento e tratamento cirúrgico de pacientes vítimas de trauma facial que evoluem com fraturas da face. Para tanto, foi realizada uma revisão da literatura nas bibliotecas virtuais PubMed, Scielo e Web of Science, com o emprego das palavras-chave “facial fractures” e “imaging technique”. Após aplicados os critérios de exclusão e a leitura dos títulos e resumos, foram selecionados para a elaboração do presente trabalho artigos em inglês e português, publicados nos últimos 10 anos, relacionados ao tema e disponíveis na íntegra. A partir da pesquisa realizada, verificou-se que o advento da tomografia computadorizada e a popularização do seu emprego na prática clínica, têm possibilitado não apenas um significativo ganho nos resultados do tratamento das fraturas faciais, mas também a possibilidade do emprego de novas ferramentas, como a confecção pré-operatória de modelos tridimensionais e implantes cirúrgicos personalizados, e a utilização da cirurgia guiada e navegação trans-operatória.
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais da I Jornada Odontológica dos Acadêmicos da Unifametro (JOAU). Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação da Odontologia.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Comissão Científica
Camilla Bezerra Franco
Pedro Diniz Rebouças
Nayane Cavalcante Ferreira
Isaquiel Chaves Ferreira
Débora Evellin Miranda da Silva
Francisca Luana Lima de Carvalho