O câncer de boca é um dos mais prevalentes em todo mundo. No Brasil, ocupa o sexto lugar entre aqueles com mais incidência. O tratamento inclui cirurgia, radioterapia e quimioterapia, de forma conjunta ou isolada e vai depender do estadiamento do tumor no momento do diagnóstico. Além disso, o tratamento pode causar efeitos adversos. Para os pacientes submetidos à radioterapia, os efeitos colaterais mais comuns são a mucosite oral, xerostomia, disgeusia. A mucosite oral pode interromper a radioterapia, entretanto, ainda não há medicação eficaz para prevenir. Há alguns anos, os lasers de baixa potência (LBP) vêm sendo pesquisados como alternativa para prevenir e tratar a mucosite oral. O objetivo desse trabalho é mostrar como o LBP age. Foram selecionados artigos publicados na base de dados Scielo e Pubmed utilizando os descritores Mucosite, Radioterapia, Lasers e Odontologia, incluindo como critérios de elegibilidade artigos publicados nos últimos 10 anos que mais se adequaram aos descritores selecionados. Foram identificados 32 artigos na busca inicial, sendo 11 deles incluídos na revisão obedecendo aos critérios de inclusão e exclusão. Observou-se que o uso da laserterapia tem efeitos biológicos por meio de processos fotofísicos e bioquímicos capazes de elevar o metabolismo celular, aumentando a atividade mitocondrial, atuando como analgésicos, anti-inflamatórios e reparadores das lesões na mucosa. Diversos eventos biológicos são provocados, a exemplo da proliferação epitelial, de fibroblastos, além de queratinócitos. Portanto, nota-se o LBP como uma ferramenta adequada no manejo da mucosite oral, melhorando a qualidade de vida dos pacientes.
DESCRITORES: Mucosite. Radioterapia. Lasers. Odontologia.
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais da I Jornada Odontológica dos Acadêmicos da Unifametro (JOAU). Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação da Odontologia.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Comissão Científica
Camilla Bezerra Franco
Pedro Diniz Rebouças
Nayane Cavalcante Ferreira
Isaquiel Chaves Ferreira
Débora Evellin Miranda da Silva
Francisca Luana Lima de Carvalho