A disfunção tempomandibular (DTM) é caracterizada pela alteração na articulação temporomandibular (ATM). Os principais sintomas são dores nos músculos mastigatórios, redução dos movimentos mandibulares, sons articulares, entre outros. Sua causa é multifatorial podendo estar relacionada com fatores oclusais, musculares e estruturais e até mesmo hábitos parafuncionais. O objetivo desse estudo é abordar o diagnóstico e tratamento multidisciplinar da odontologia e fisioterapia no controle da DTM. Realizou-se uma busca na base de dados SciELO e EBSCO utilizando os descritores: Temporomandibular, Placa oclusal, Odontologia e Fisioterapia. Foram pesquisados no total, 18 artigos em português, no período de 2011 a 2018. Após análises foram considerados apenas 6 estudos que apresentavam concordância com o tema proposto. A anamnese é essencial para um pré-diagnóstico da DTM, aliado ao exame clínico, é obtida uma avaliação dos movimentos, inspeção intra e extra-oral, análise de possíveis estalos na ATM e exames de imagens para melhor diagnóstico. No tratamento odontológico, o uso de placas miorrelaxantes é uma opção para estabilizar a oclusão, amenizando também a hiperatividade muscular, além da toxina botulínica que diminui a contração muscular. O tratamento fisioterapêutico busca restaurar a função da ATM, reduzir as dores, assim diminuindo as chances de progredir essa disfunção. É composto por alongamentos, exercícios, liberação miofascial e eletroanalgesia. Também são realizadas orientações de correções posturais e hábitos parafuncionais. Com base no estudo realizado, verifica-se a importância do tratamento multidisciplinar na DTM, tendo em vista o recuperação funcional da ATM, alívio da sintomatologia, assim, evitando maiores complicações, além de prevenir recidivas.
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais da I Jornada Odontológica dos Acadêmicos da Unifametro (JOAU). Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação da Odontologia.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Comissão Científica
Camilla Bezerra Franco
Pedro Diniz Rebouças
Nayane Cavalcante Ferreira
Isaquiel Chaves Ferreira
Débora Evellin Miranda da Silva
Francisca Luana Lima de Carvalho