Os avanços da odontologia minimamente invasiva, promovem medidas menos traumáticas para remoção de terceiros molares. Dentre elas, a coronectomia, piezocirurgia e a implosão dentária. Visamos revisar as técnicas alternativas para remoção de terceiros molares. Foi pesquisado nas bases de dados BVS, Scielo e PubMed com os descritores “Third molar”, “Oral surgery”, “Mandibular nerve” artigos dos últimos 10 anos, sendo obtidos 221. Aplicando os critérios de elegibilidade, 8 artigos foram escolhidos para revisão. Os estudos relatam que a coronectomia é indicada quando há maior contato das raízes com o nervo alveolar inferior(NAI). Como vantagem, menor risco de lesar o NAI e de complicações pós-operatórias. Porém, necessita-se de nova cirurgia para a remoção das raízes, registro radiográfico nos meses seguintes e há casos de infecção pós-operatória. A piezocirurgia é indicada para terceiros molares impactados na lingual. Como vantagem, menor uso de instrumentos rotatórios convencionais, evita lesar o dente adjacente, permite cortes precisos e flexibilidade em áreas complexas, mas há dano tecidual, risco de infecção, alto risco de hemorragia e lesão ao N. lingual. A remoção com auxílio do endoscópio é indicada em casos de pericoronite e defeito na profundidade do periodonto. Como vantagem, boa visualização e iluminação do campo, imagem ampliada, menor risco de fratura e não há retalho. Mas necessita de aparelho endoscópico, capacitação, maior tempo gasto e é limitado em grau de impactação maior. Evidenciamos que as técnicas alternativas são viáveis, mas cabe ao profissional avaliar a condição clínica do paciente. Necessita-se de ensaios clínicos para esclarecer a precisão, o sucesso e a segurança de tais procedimentos. DESCRITORES: Third molar, Oral surgery, Mandibular nerve.
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais da I Jornada Odontológica dos Acadêmicos da Unifametro (JOAU). Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação da Odontologia.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Comissão Científica
Camilla Bezerra Franco
Pedro Diniz Rebouças
Nayane Cavalcante Ferreira
Isaquiel Chaves Ferreira
Débora Evellin Miranda da Silva
Francisca Luana Lima de Carvalho