Este trabalho consiste em uma revisão literária relacionados a SAOS (Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono) como alternativa terapêutica os aparelhos ortopédicos, que são dispositivos que visam facilitar a passagem do ar pelas vias aéreas superiores melhorando a qualidade do sono em pacientes classe ll. O objetivo da pesquisa é mostrar a efetividade da ortopedia funcional nas vias aéreas superiores em pacientes classe ll portadores de SAOS. Utilizou-se a base de dados PubMed, SCiELO e Google acadêmico com os seguintes descritores: Síndromes da apnéia do sono, aparelhos ortopédicos, má oclusão. Foram selecionados 15 artigos publicados entre 2005 e 2017 e excuídos 5 para relacionar o tema. Devido as dificuldades na passagem do oxigênio durante a respiração, ocorre um aumento da velocidade do ar, o que favorece a vibração dos tecidos moles da faringe, levando ao ronco e apnéia obstrutiva do sono. O benefício terapêutico do avanço mandibular usando aparelho ortopédico, modifica a respiração evitando assim, a obstrução da via aérea superior. Ampliando o espaço retro lingual e ao mesmo tempo que promove o avanço lingual, esses dispositivos atuam no avanço mandibular, na posição da língua e na desobstrução das vias aéreas superiores. Conclui-se que os diversos tipos de aparelhos ortopédicos se mostram eficazes no controle do ronco e da SAOS leve e moderada em pacientes classe ll, porém sua efetividade depende da indicação e participação dos pacientes.
Temos o prazer de disponibilizar à comunidade acadêmica os Anais da I Jornada Odontológica dos Acadêmicos da Unifametro (JOAU). Aqui estão os trabalhos que foram apresentados durante o evento, que agora são compartilhados em forma de artigos digitais. O tema da
Tratam-se de trabalhos interessantes que podem auxiliar em estudos e pesquisas, estimular outros alunos e professores à produção científica e dar subsídios a novas práticas em campos de atuação da Odontologia.
Esperamos que esta publicação ajude como mais uma opção de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico, uma vez que concentra artigos resultantes de investigações comprometidas com a publicização do conhecimento de qualidade, a responsabilidade social e mudanças nos contextos de atuação.
Boa leitura!
Comissão Científica
Camilla Bezerra Franco
Pedro Diniz Rebouças
Nayane Cavalcante Ferreira
Isaquiel Chaves Ferreira
Débora Evellin Miranda da Silva
Francisca Luana Lima de Carvalho